Ação Integrada pela Biodiversidade

Portuguese INTERACT-Bio logo

This page has been translated into Portuguese. For the English page, click here.

Oval 377 Created with Sketch Beta. Visão Geral do Projeto

INTERACT-Bio é um projeto de quatro anos elaborado para melhorar a utilização e a gestão dos recursos naturais em cidades de rápido crescimento e nas regiões que as cercam. A iniciativa tem como objetivo proporcionar às populações urbanas em expansão soluções baseadas na natureza e mostrar seus benefícios a longo prazo.

O projeto permitirá que os governos de diferentes níveis – do local ao nacional – agreguem seus esforços para integrar a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos em atribuições fundamentais dos governos subnacionais, tais como o planejamento territorial, a gestão do uso do solo, o desenvolvimento econômico local e projetos de infraestrutura.

A iniciativa apoiará as regiões metropolitanas a compreenderem o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo,  a melhorarem a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, gerando novas ou melhores oportunidades econômicas.

RESUMO

Nome do Projeto: INTERACT-Bio

Nome completo:  Ação integrada pela biodiversidade: apoio à implementação das Estratégias Nacionais e Planos de Ação para a Biodiversidade através da integração dos objetivos da biodiversidade nas Regiões Metropolitanas

Financiamento: Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear por meio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI)

Duração: Quatro anos – Janeiro de 2017 a Dezembro de 2020

Países do Projeto: Brasil, Índia e Tanzânia

Oval 377 Created with Sketch Beta. Países

O INTERACT-Bio é implementado no Brasil, Índia e Tanzânia.

Os três países possuem uma biodiversidade única e de importância global, mas os desafios complexos de desenvolvimento são amplamente sentidos nas cidades em rápido crescimento e suas regiões vizinhas. Eles também são signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD) e são considerados pioneiros na implementação das Metas de Aichi pela Biodiversidade. O projeto oferece uma oportunidade única a esses países para aprofundarem o envolvimento e contribuição dos governos subnacionais na implementação de suas EPANBs atuais e futuras.

Oval 377 Created with Sketch Beta. Objetivos

O INTERACT-Bio visa:

  • Conectar os tomadores de decisão dos governos nacionais e subnacionais para trabalharem em conjunto, com a finalidade de integrar elementos da gestão da biodiversidade e provisão de serviços ecossistêmicos ao planejamento e decisões das Regiões Metropolitanas;
  • Fortalecer a capacidade das regiões metropolitanas para integrar a biodiversidade e as soluções baseadas na natureza aos planejamentos de uso do solo, infraestrutura e desenvolvimento, e para desenvolver instrumentos políticos de apoio;
  • Integrar elementos da gestão da biodiversidade em diferentes setores a nível subnacional e nacional.

 

Ao fazê-lo, o INTERACT-Bio:

  • Promoverá soluções baseadas na natureza como opções de investimento economicamente sólidas e mais sustentáveis;
  • Demonstrará a eficácia do desenvolvimento metropolitano baseado na natureza por meio de projetos-piloto;
  • Multiplicará as abordagens baseadas na natureza conectando regiões metropolitanas, capacitando-as e as sensibilizando sobre os beneficios que a natureza oferece ao contexto urbano.

Oval 377 Created with Sketch Beta. Parceiros

O Projeto INTERACT-Bio é implementado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O Secretariado Mundial do ICLEI é responsável pelo gerenciamento e coordenação, em estreita colaboração com o Centro de Biodiversidade e Cidades (CBC) do ICLEI, que fornece a liderança técnica.
O CBC está localizado no Secretariado ICLEI África, um dos três escritórios da organização envolvidos na implementação regional do INTERACT-Bio. Os Secretariados do Sul da Ásia e da América do Sul são os outros dois parceiros para execução. A instituição alemã Helmholtz-Zentrum für Umweltforschung – UFZ fornece suporte técnico para os componentes do projeto relacionados à avaliação de ecossistemas. E o Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica é, também, um parceiro da iniciativa.

O projeto é apoiado pelo Ministério Federal Alemão do Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear (BMUB) através da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI).

Confira mais informações: www.international-climate-initiative.com

city-scape
Copyright © cbc.iclei.org 2017 | All rights reserved